domingo, 29 de janeiro de 2017

Avenida Paulista recebe os Huni Kuin
Ibã Huni Kuin é mestre dos conhecimentos do povo huni kuin, situado na fronteira do Acre com o Peru. Sua especialidade são os cantos de ayahuasca que vem pesquisando há décadas.
Ibã levou seus conhecimentos em 2009 para a Universidade da floresta (UFAC - Cruzeiro do Sul), onde passou a experimentar suas pesquisas com as artes visuais do desenho, da pintura e do audiovisual, além da língua escrita e dos métodos de pesquisa acadêmicos. Suas pesquisas resultaram no Mahku – Movimento dos Artistas Huni Kuin, coletivo de artistas que desde 2012 tem uma presença marcante no cenário da arte.
Em 2016 Ibã e o Mahku foram indicados ao Prêmio Pipa do MAM-Rio.

Em 2017, o Mahku vai participar da exposição Avenida Paulista que celebra os 70 anos do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A participação resulta da experiência do grupo na exposição Histórias da Infância em 2016, ministrando uma oficina de desenhos para crianças. Na ocasião, artistas do Mahku visitaram São Paulo pela primeira vez. São essas impressões que estarão retratadas nas obras que o coletivo huni kuin apresenta nessa exposição.
Mana Huni Kuin, 2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário