II Simpósio Internacional de Música na Amazônia
Quarta feira 13/11/2013 SESC - Centro 19:00
Quarta feira 13/11/2013 SESC - Centro 19:00
Primeira parte:
01 – CANTOS HUNI KUIN – O ESPIRITO DA FLORESTA
Pakarin são cantos sagrados que fazem a abertura de um
dos mais importantes rituais do povo huni kuin, o nixpu pima, ritual de
iniciação dos adolescents. O canto foi recebido do macaco capelão e é cantado
também pela manhã para receber o sol.
Canto do mito do
jacaré que serviu de ponte contam os antigos que há muito tempo atrás o
povo huni kuin atravessou um grande rio sobre as costas de um enorme jacaré. O
canto narra como se deu essa travessia.
Huni Meka são os cantos do nixi pae (ayahuaska),
bebida ritual e remédio tradicional do povo huni kuin. Serão cantados os pae
txanima, dautibuya e kayatibu, respectivamente chamada, cantos de miração e
encerramento.
Pesquisa e Canto: Ibã Huni Kuin
02 - LUNDÚ AMAZONENSE (Arnaldo Rebello) 2’04’’
O Lundú é uma pratica cultural com festa, dança e
música que persiste nomeada Londom. Este fato é dado à resistência e influência
cultural quilombola pós Cabanagem no “Baixo Amazonas”. Rebelo carrega em
algumas de suas obras elementos intensos das práticas culturais amazônicas e em
outras, traços distintivos destas práticas, além de representações metafóricas
da paisagem e da paisagem sonora.
Piano: João Gustavo Kienen
03- ORAÇÃO DA SELVA (Lindalva Cruz) 3’12’’
Música de característica programática onde a
compositora representa metaforicamente a partir de suas memórias a experiência
vivenciada com sua mãe quando em passagem pelo Estreito de Breves.
Piano: João Gustavo Kienen
04- EVOCAÇÃO DE MANAUS (Arnaldo Rebelo) 3’12’’
Evocação de Manaus é a primeira obra da série Valsas
Amazônicas compostas por sete obras que em seus títulos referenciam desde
paisagens tipicamente amazônicas até agradecimento a familiares todas com forte
apelo Amazônico. A valsa que se transformou no Brasil, especialmente ao sabor
dos nacionalistas mantém este colorido local mesclado com amelancolia e o forte
apelo melódico deste compositor que se reporta a cidade querida cidade natal
nesta composição.
Piano: João Gustavo Kienen
Segunda parte:
04- AVENIDA CEARÁ (Anailson Mesquita) 3’46’’
Adotando métodos de design centrado em criatividade,
foram realizadas múltiplas propostas de performance musical com leigos. O
estudo inicial visou determinar se comandos verbais, especificados a partir das
técnicas propostas pelos compositores experimentalistas, poderiam ser
utilizados em atividades sonoras estruturadas. No segundo estudo, aplicando
técnicas ecocomposicionais, foi implementada uma partitura audiovisual e foi
elaborada uma guia de procedimentos. A partitura consiste em um arquivo de 3:46
minutos de vídeo obtido durante um trajeto de ônibus na Avenida Ceará, no
bairro Bosque, Rio Branco, Acre, e uma folha de instruções para utilização do
material (bula).
05 - TOCAFLOR (Marcos Thadeu S. Melo, Damián Keller)
05:30
Exploração da marcação procedimental-gráfica em uma
obra mista. Foi aplicado um conjunto de procedimentos provisoriamente
agrupados no conceito de `marcação procedimental gráfica ́. Como estudo de
caso, foi elaborado o suporte para criação e execução da obra e um sistema de
referência espaço-temporal para interpretação dos dados extramusicais.
Clarineta: Marcos Thadeu S. Melo
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