quarta-feira, 13 de novembro de 2013


II Simpósio Internacional de Música na Amazônia 

Quarta feira 13/11/2013 SESC - Centro 19:00

Primeira parte:

01 – CANTOS HUNI KUIN – O ESPIRITO DA FLORESTA
Pakarin são cantos sagrados que fazem a abertura de um dos mais importantes rituais do povo huni kuin, o nixpu pima, ritual de iniciação dos adolescents. O canto foi recebido do macaco capelão e é cantado também pela manhã para receber o sol.
Canto do mito do jacaré que serviu de ponte contam os antigos que há muito tempo atrás o povo huni kuin atravessou um grande rio sobre as costas de um enorme jacaré. O canto narra como se deu essa travessia.
Huni Meka são os cantos do nixi pae (ayahuaska), bebida ritual e remédio tradicional do povo huni kuin. Serão cantados os pae txanima, dautibuya e kayatibu, respectivamente chamada, cantos de miração e encerramento.
Pesquisa e Canto: Ibã Huni Kuin

02 - LUNDÚ AMAZONENSE (Arnaldo Rebello) 2’04’’
O Lundú é uma pratica cultural com festa, dança e música que persiste nomeada Londom. Este fato é dado à resistência e influência cultural quilombola pós Cabanagem no “Baixo Amazonas”. Rebelo carrega em algumas de suas obras elementos intensos das práticas culturais amazônicas e em outras, traços distintivos destas práticas, além de representações metafóricas da paisagem e da paisagem sonora.
Piano: João Gustavo Kienen
03- ORAÇÃO DA SELVA (Lindalva Cruz) 3’12’’
Música de característica programática onde a compositora representa metaforicamente a partir de suas memórias a experiência vivenciada com sua mãe quando em passagem pelo Estreito de Breves.
Piano: João Gustavo Kienen
04- EVOCAÇÃO DE MANAUS (Arnaldo Rebelo) 3’12’’
Evocação de Manaus é a primeira obra da série Valsas Amazônicas compostas por sete obras que em seus títulos referenciam desde paisagens tipicamente amazônicas até agradecimento a familiares todas com forte apelo Amazônico. A valsa que se transformou no Brasil, especialmente ao sabor dos nacionalistas mantém este colorido local mesclado com amelancolia e o forte apelo melódico deste compositor que se reporta a cidade querida cidade natal nesta composição.
Piano: João Gustavo Kienen

Segunda parte:
04- AVENIDA CEARÁ (Anailson Mesquita) 3’46’’
Adotando métodos de design centrado em criatividade, foram realizadas múltiplas propostas de performance musical com leigos. O estudo inicial visou determinar se comandos verbais, especificados a partir das técnicas propostas pelos compositores experimentalistas, poderiam ser utilizados em atividades sonoras estruturadas. No segundo estudo, aplicando técnicas ecocomposicionais, foi implementada uma partitura audiovisual e foi elaborada uma guia de procedimentos. A partitura consiste em um arquivo de 3:46 minutos de vídeo obtido durante um trajeto de ônibus na Avenida Ceará, no bairro Bosque, Rio Branco, Acre, e uma folha de instruções para utilização do material (bula).
05 - TOCAFLOR (Marcos Thadeu S. Melo, Damián Keller) 05:30
Exploração da marcação procedimental-gráfica em uma obra mista. Foi aplicado um conjunto de procedimentos provisoriamente agrupados no conceito de `marcação procedimental gráfica ́. Como estudo de caso, foi elaborado o suporte para criação e execução da obra e um sistema de referência espaço-temporal para interpretação dos dados extramusicais.
Clarineta: Marcos Thadeu S. Melo

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