quarta-feira, 28 de agosto de 2019


O Mahku – Movimento dos Artistas Huni Kuin é um coletivo de pesquisadores que se dedicam, por meio de sua cultura visionária transformada em desenhos e pinturas, aos estudos dos cantos rituais do povo Huni Kuin, empenhando-se nos huni meka, os cantos de nixi pae (ayahuasca).
O Mahku tem origem nas pesquisas de Ibã Huni Kuin, mestre dos huni meka, desenvolvidas seja nos meios tradicionais, constituindo-se como ponte entre gerações de Huni Kuin que viram seus conhecimentos ameaçados de extinção, seja nos meios acadêmicos e artísticos onde, junto ao coletivo, busca praticar aquilo que chama de “política dos artistas”.
A pintura coletiva de Bane Huni Kuin, Mana Huni Kuin e Isaka Huni Kuin (acrílico sobre tela, 2014) se intitula Nai mãpu yubekã em referência ao primeiro verso do canto huni meka que é aqui transposto em imagem. Esse título, traduzido por Ibã como “céu pássaro jiboia”, também se constituiu numa fórmula elaborada por ele para explicar o modo de composição dos huni meka, marcados pela parataxe e a sobreposição de imagens.
Os desenhos (pastel sobre papel, sem data) apresentam uma pesquisa dos mitos huni kuin. São trabalhos de autoria Bane Huni Kuin (Jose Sales Kaxinawa).

Exposição Re-antropofagias, Centro de Artes da UFF, curadoria Denilson Baniwa e Pedro Pedro De Andréa Gradella

Nenhum comentário:

Postar um comentário